"Venha e Veja"

Um dos primeiros que foram chamados por Jesus para segui-lo foi Filipe de Betsaida. Ele estava tão excitado por sua descoberta do Messias que ele foi procurar outro homem, Natanael, e o encorajou a seguir também o Senhor. Natanael, porém, demonstrou algum ceticismo, levando Filipe a fazer um desafio amável e direto: "Venha e veja!" (João 1:43-51).

Não é uma surpresa encontrar o desafio de Filipe no relato do evangelho de João, pois o seu é um livro que chama para "vir e ver". Testemunhos e milagres são registrados de tal maneira que o leitor fica impressionado com a Divindade reivindicada por Jesus. Do princípio ao fim, João apresenta um livro de evidência. Ele afirma que o Verbo (Jesus) era Deus no versículo de abertura e assim continua até a confissão de Tomé, perto do fim, quando o incrédulo venceu sua dúvida e declarou: "Meu Senhor e meu Deus" (João 20:28). As páginas entre estes dois pontos estão cheios de evidências para apoiar a afirmação de João que "Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" (João 20:31).

Filipe é um dois muitos guias no registro do evangelho por João. Seu papel não foi trazer homens a ele mesmo, mas guiá-los ao Senhor. Esse foi o papel de João Batista (1:30), André (1:40-42), a mulher samaritana (4:28-30) e incontáveis outros, cujas vidas foram tocadas por Cristo.

O desafio de Filipe deveria ter ecoado por toda a parte. "Venha e veja" que Jesus é o Messias da profecia. "Venha e veja" que ele é o Filho de Deus. "Venha e veja" que ele oferece a salvação do pecado.

Nem todos aceitarão o desafio, mas aqueles de coração honesto e aberto serão levados a investigar melhor. Deixemos que eles examinem a evidência apresentada nas Escrituras. Jesus não tem nada a esconder e nada a temer da investigação aberta. "Venha e veja!"

-por Dennis Allan

Nenhum comentário:

Postar um comentário